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  • BR-116/RJ TEM INTERFERÊNCIA NO TRÁFEGO PARA RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO

    A CRT avisa aos usuários da BR-116/RJ que até 20 de setembro, haverá interferência no tráfego em trechos da via entre os quilômetros 108 (Jardim Gleba Azul) e 120 (Vila Inca) no sentido Rio de Janeiro e entre os quilômetros, 111 (Parada Ideal) e 122 (Santa Guilhermina) no sentido Teresópolis, para recuperação do pavimento. O tráfego nessas locais ficará em meia pista quando da intervenção.
    A Concessionária sugere que os usuários planejem seus deslocamentos com alguma antecedência em função de possíveis retenções. O local estará devidamente sinalizado e equipes da CRT serão mantidas no trecho para orientação dos motoristas. Para outras informações os usuários da BR-116/RJ devem ligar nos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • BR-116/RJ TERÁ PARE E SIGA NO VIADUTO DE PIABETÁ (KM-131) NO HORÁRIO NOTURNO ENTRE SEGUNDA E A MADRUGADA DE SÁBADO

    A CRT avisa aos usuários da BR-116/RJ que, nas noites entre segunda-feira (23/07) e a madrugada de sábado (28/07), o tráfego no viaduto de Piabetá (Km-131) terá pare e siga em sentidos alternados, para recuperação do pavimento. O serviço será realizado sempre em horário noturno, das 20h às 5h, começando pelo acesso principal da localidade para, em seguida, recuperar as pistas do Viaduto em si.
    A Concessionária sugere que os usuários planejem seus deslocamentos com alguma antecedência em função de possíveis retenções. O local estará devidamente sinalizado e equipes da CRT serão mantidas no trecho para orientação dos motoristas. Para outras informações os usuários da BR-116/RJ devem ligar nos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • OBRAS INTERFEREM NO TRÁFEGO DO KM-29 NO TRECHO DE SAPUCAIA DA BR-116/RJ

    A CRT avisa aos usuários da BR-116/RJ que, iniciou as obras de estabilização de encosta, terraplanagem e pavimentação no km-29 (Sapucaia), sentido Teresópolis-Além Paraíba, a qual deverá se estender até 27 de fevereiro de 2019. Nos três primeiros meses do serviço, haverá apenas interdição do acostamento. Nos cinco meses seguintes, será necessária a implantação do sistema de pare e siga no local. Vale lembrar que os motoristas que trafegam entre o Rio e Teresópolis não passam por esse trecho.
    A Concessionária sugere que os usuários planejem seus deslocamentos com alguma antecedência em função de possíveis retenções. O local estará devidamente sinalizado e equipes da CRT serão mantidas no trecho para orientação dos motoristas. Para outras informações os usuários da BR-116/RJ devem ligar nos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • RADAR DESLIGADO NO KM-101,2


    A CRT avisa os usuários da BR-116/RJ que, em função de determinação da justiça federal de Teresópolis, em 20/6 foi desligado o radar do km-101,2 (Monte Olivetti), no trecho da Serra. O projeto para implantação de controladores de velocidade (radares) foi desenvolvido e realizado pela CRT em função de determinações contratuais, com base na metodologia da resolução nº 396 de 13/12/2011 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e após análise e aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

  • CRT ALERTA A USUÁRIOS DA BR-116/RJ PARA QUE REDUZAM A VELOCIDADE NO KM-80,3


    A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) alerta os usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) para que trafeguem em velocidade reduzida em ambos os sentidos no km-80,3 (Ermitage), onde há a implantação de sinalização emergencial no Trevo do Residencial Ermitage composta por seis redutores de velocidade, sinalização horizontal e vertical de desvio de eixo e regulamentação assim como de supercones indicativos de traçado com iluminação noturna.
    O local está devidamente sinalizado, com equipes da CRT orientando o tráfego de veículos. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

Destaques

Programas de Prevenção

A CRT, em suas ações na Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), ao longo dos últimos 22 anos, tem implementado várias iniciativas inéditas no setor de rodovias brasileiras, entre estas, o programa de 'Monitoramento das Condições Climáticas Associadas às Condições Geológicas-Geotécnicas da Rodovia BR-116/RJ e seu entorno", que vem sendo desenvolvido desde 2006, com estações meteorológicas que monitoram as condições climáticas e a associação destas às condições geológicas a partir da correlação entre as chuvas e o histórico de deslizamentos no trecho da Serra.

Com isto, busca-se reduzir possíveis acidentes ocasionados por fortes chuvas no local. A partir deste programa, desenvolvido por convênio de cooperação técnica firmado pela CRT e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o INMET e a COPPE/UFRJ, foram desenvolvidos modelos de previsibilidade de temporais e acidentes geológicos, assim como estabelecido o alerta meteorológico para os setores de operações e de engenharia.

Baseados em estudos, foram instaladas na Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) nove estações pluviométricas automáticas, nos quilômetros 133,5 (Praça de Pedágio de Bongaba), 104 (Base de Operações da CRT), 92 (Parada da Santa), duas no 90 (próximo ao Alto do Soberbo), próximo ao 80 (na sede da Defesa Civil de Teresópolis), duas no 40 (Base de Operações da CRT - Águas Quentes) e no Km 23 (município de Sapucaia), além de dez inclinômetros instalados em encostas, 14 piezômetros tipo corda vibrante, 35 piezômetros tipo Casagrande e 19 medidores de nível d'água. Foram instaladas ainda uma estação meteorológica no abrigo 4 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo este o ponto mais alto da Serra, para obtenção de dados de pluviometria no cume da encosta e outra estação está em fase de instalação no Km 90 da rodovia (próximo ao Alto do Soberbo).

Os dados obtidos pelas estações meteorológicas, assim como por informações dos principais centros de previsão do tempo e do sistema de comunicação com a CRT, possibilitam o envio "on line" de boletins atualizados à área técnica e operacional da concessionária, com a análise instantânea sobre as condições climáticas, agilizando a adoção de medidas preventivas, minimizando os impactos na rodovia.

Quando, por exemplo, é emitido o alerta de chuva próxima ao volume crítico pré-estabelecido, máximo de 135mm em 24H ou 55mm em uma hora, equipes do setor de operações são mantidas de prontidão nos extremos da Serra e, caso esses índices críticos sejam atingidos, ou se, segundo o INMET, a chuva intensa tenda a persistir, o trecho é interditado preventivamente para evitar possíveis acidentes. A reabertura do trecho só acontece após duas horas consecutivas com índice de chuva horária abaixo de 5mm e depois de vistoria por técnicos da CRT.

Telas de Contenção

Entre os projetos desenvolvidos pela CRT para fazer frente às ocorrências provocadas pela incidência de fortes chuvas na região da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), alguns são inovadores no setor de rodovias brasileiras como as telas trazidas da Suíça para formarem barreiras dinâmicas em trecho próximo ao Alto do Soberbo. Elas são capazes de conter impactos de pedras de até 10 toneladas e a escolha pelo seu uso foi feita em função da eficácia já comprovada em regiões como os Alpes Suíços.

Terceira Faixa

A Serra, por suas características, é alvo de intervenções por vezes diferenciadas. Em 2010, teve início uma obra que se configura como uma das mais importantes do trecho desde sua construção: a terceira faixa de rolamento em 12 dos 14 quilômetros da Serra, que irá conferir maior agilidade e segurança ao tráfego de veículos na região.

CLIQUE AQUI e confira as obras realizadas pela CRT até Dezembro de 2017.

 

     

 

 

 

 
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