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  • CRT MANTÉM AS INTERVENÇÕES NO TRECHO DA SERRA PARA RECONSTRUÇÃO DO PAVIMENTO RÍGIDO

    A CRT avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que serão mantidas até 17 de dezembro, as intervenções no tráfego ao longo do trecho da Serra, entre os quilômetros 103,8 e 90, em ambos os sentidos, para dar continuidade ao serviço de reconstrução de placas do pavimento rígido no trecho.

    Os serviços terão início no km-97 e serão executados entre 8 e 17h, durante todos os dias da semana, incluindo os finais de semana. Nos pontos com terceira faixa, o tráfego será feito com desvio de pista e nos trechos em que não houver, será utilizado o sistema de pare e siga. No feriado de Zumbi os serviços serão suspensos na tarde de quinta-feira (19/11) e retornarão na tarde de segunda-feira (23/11).


    O local estará devidamente sinalizado e equipe da CRT atuará na orientação dos motoristas. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • CRT DÁ CONTINUIDADE AO SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO, INCLUINDO INTERVENÇÕES NOTURNAS NO TRECHO DA BAIXADA


    A CRT dá continuidade ao serviço de manutenção do pavimento e pintura de faixas em trechos da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), com a necessidade da implantação de pare e siga e meia pista em alguns locais e intervenções diurnas e noturnas. As intervenções diurnas já estão ocorrendo e as noturnas terão início na próxima segunda (05/10) e a previsão é de que essas intervenções prossigam até 20 de março de 2021.

    A recuperação do pavimento, com fresagem e aplicação de CBUQ, está sendo realizada na Baixada Fluminense, do quilômetro 104 ao 144, em ambos os sentidos e, neste trecho, que é de pista dupla, haverá somente interdição alternada de uma das faixas de rolamento. Entre o km-104 (Guapimirim) e 133,5 (Bongaba) os serviços serão diurnos e executados entre 7h e 17h. Já entre o km-133,5 ao 144 (Entroncamento com a BR-040) os trabalhos serão noturnos e ocorrerão entre 21h e 5h, iniciando pelas pistas sentido Rio de Janeiro e na sequencia as pistas sentido Teresópolis.

    No trecho Teresópolis-Além Paraíba, os serviços são executados do Km-2,5 ao Km-89 nos dois sentidos da via. Neste segmento, que tem pista simples, haverá a necessidade da implantação do pare e siga.

    Além da fresagem e recapeamento, será realizada a pintura das faixas de sinalização em cada trecho concluído. Além disso, durante os finais de semana e feriados o serviço será suspenso. Casos excepcionais serão previamente comunicados.

    Haverá sinalização nestes locais e equipes da CRT atuarão na orientação do tráfego. Para qualquer outra informação os usuários da BR-116/RJ devem ligar para os números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • BR-116/RJ FECHARÁ ACOSTAMENTO DO KM-121,3 A0 121,7 SENTIDO TERESÓPOLIS


    A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa os usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que, até 18 de dezembro o acostamento entre os quilômetros 121,3 e 121,7 (Parque Boneville) será mantido fechado, das 7h às 17h, no sentido Teresópolis. Durante este período poderá haver algumas interdições temporárias na faixa da direita, com o tráfego em meia pista. A medida é para permitir obra de interesse de terceiros para a regularização de acesso, com obras de terraplanagem e pavimentação, bem como implantação de dispositivos complementares, como instalação de defensas metálicas, sinalização vertical e horizontal.
    O local estará devidamente sinalizado e equipes serão mantidas no trecho para orientação dos motoristas. Para outras informações os usuários da BR-116/RJ devem ligar nos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • CAMINHONEIRO PARTICIPE DA PESQUISA


    Participe da pesquisa independente "Riscos à Saúde de Motoristas de Cargas em Tempos de Corona Vírus". Basta acessar o link https://forms.gle/48zFctkP6BUSu8879 , no computador ou celular, para ter acesso ao questionário da pesquisa, que leva apenas alguns minutos para ser respondida.

    FONTE: Adriana Modesto (Dra. em Transportes e Ma. em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB

    A CRT não tem responsabilidade pelo conteúdo em questão.

  • COMBATE AO CORONAVÍRUS:

    PREVINA-SE!

    * LAVE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO COM FREQUÊNCIA OU USE ÁLCOOL GEL 70%.

    * EVITE LEVAR AS MÃOS AOS OLHOS, NARIZ E BOCA.

    * CUBRA A BOCA E NARIZ AO TOSSIR OU ESPIRRAR.

    * LIMPE E DESINFETE OBJETOS E SUPERFÍCIES TOCADAS COM FREQUÊNCIA.

    * NÃO COMPARTILHE OBJETOS DE USO PESSOAL.

    * COLABORE. EVITE SAIR DE CASA.

    * EM CASO DE DÚVIDAS LIGUE PARA 136 - DISQUE SAÚDE.

Destaques

Programas de Prevenção

A CRT, em suas ações na Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), ao longo dos últimos 23 anos, tem implementado várias iniciativas inéditas no setor de rodovias brasileiras, entre estas, o programa de 'Monitoramento das Condições Climáticas Associadas às Condições Geológicas-Geotécnicas da Rodovia BR-116/RJ e seu entorno", que vem sendo desenvolvido desde 2006, com estações meteorológicas que monitoram as condições climáticas e a associação destas às condições geológicas a partir da correlação entre as chuvas e o histórico de deslizamentos no trecho da Serra.

Com isto, busca-se reduzir possíveis acidentes ocasionados por fortes chuvas no local. A partir deste programa, desenvolvido por convênio de cooperação técnica firmado pela CRT e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o INMET e a COPPE/UFRJ, foram desenvolvidos modelos de previsibilidade de temporais e acidentes geológicos, assim como estabelecido o alerta meteorológico para os setores de operações e de engenharia.

Baseados em estudos, foram instaladas na Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) nove estações pluviométricas automáticas, nos quilômetros 133,5 (Praça de Pedágio de Bongaba), 104 (Base de Operações da CRT), 92 (Parada da Santa), duas no 90 (próximo ao Alto do Soberbo), próximo ao 80 (na sede da Defesa Civil de Teresópolis), duas no 40 (Base de Operações da CRT - Águas Quentes) e no Km 23 (município de Sapucaia), além de dez inclinômetros instalados em encostas, 14 piezômetros tipo corda vibrante, 35 piezômetros tipo Casagrande e 19 medidores de nível d'água. Foram instaladas ainda uma estação meteorológica no abrigo 4 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo este o ponto mais alto da Serra, para obtenção de dados de pluviometria no cume da encosta e outra estação está em fase de instalação no Km 90 da rodovia (próximo ao Alto do Soberbo).

Os dados obtidos pelas estações meteorológicas, assim como por informações dos principais centros de previsão do tempo e do sistema de comunicação com a CRT, possibilitam o envio "on line" de boletins atualizados à área técnica e operacional da concessionária, com a análise instantânea sobre as condições climáticas, agilizando a adoção de medidas preventivas, minimizando os impactos na rodovia.

Quando, por exemplo, é emitido o alerta de chuva próxima ao volume crítico pré-estabelecido, máximo de 135mm em 24H ou 55mm em uma hora, equipes do setor de operações são mantidas de prontidão nos extremos da Serra e, caso esses índices críticos sejam atingidos, ou se, segundo o INMET, a chuva intensa tenda a persistir, o trecho é interditado preventivamente para evitar possíveis acidentes. A reabertura do trecho só acontece após duas horas consecutivas com índice de chuva horária abaixo de 5mm e depois de vistoria por técnicos da CRT.

Telas de Contenção

Entre os projetos desenvolvidos pela CRT para fazer frente às ocorrências provocadas pela incidência de fortes chuvas na região da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), alguns são inovadores no setor de rodovias brasileiras como as telas trazidas da Suíça para formarem barreiras dinâmicas em trecho próximo ao Alto do Soberbo. Elas são capazes de conter impactos de pedras de até 10 toneladas e a escolha pelo seu uso foi feita em função da eficácia já comprovada em regiões como os Alpes Suíços.

Terceira Faixa

A Serra, por suas características, é alvo de intervenções por vezes diferenciadas. Em 2010, teve início uma obra que se configura como uma das mais importantes do trecho desde sua construção: a terceira faixa de rolamento em 12 dos 14 quilômetros da Serra, que irá conferir maior agilidade e segurança ao tráfego de veículos na região.

CLIQUE AQUI e confira as obras realizadas pela CRT até Dezembro de 2018.

 

     

 

 

 

 
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