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  • CRT DÁ CONTINUIDADE ÀS INTERVENÇÕES NO TRECHO DA SERRA PARA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO RÍGIDO

    A CRT avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que teve início na segunda-feira (14/03) e serão mantidas até o mês de maio, as intervenções no tráfego ao longo do trecho da Serra, entre os quilômetros 89 ao 104, em ambos os sentidos, para dar continuidade ao serviço de restauração de placas do pavimento rígido no trecho.
    Nos pontos com terceira faixa, o tráfego será feito com desvio de pista e nos trechos em que não houver, será utilizado o sistema de pare e siga, com sinalização durante 24 horas.
    O local estará devidamente sinalizado e equipe da CRT atuará na orientação dos motoristas. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

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Programas de Prevenção

A CRT, em suas ações na Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), ao longo dos últimos 25 anos, tem implementado várias iniciativas inéditas no setor de rodovias brasileiras, entre estas, o programa de 'Monitoramento das Condições Climáticas Associadas às Condições Geológicas-Geotécnicas da Rodovia BR-116/RJ e seu entorno", que vem sendo desenvolvido desde 2006, com estações meteorológicas que monitoram as condições climáticas e a associação destas às condições geológicas a partir da correlação entre as chuvas e o histórico de deslizamentos no trecho da Serra.

Com isto, busca-se reduzir possíveis acidentes ocasionados por fortes chuvas no local. A partir deste programa, desenvolvido por convênio de cooperação técnica firmado pela CRT e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o INMET e a COPPE/UFRJ, foram desenvolvidos modelos de previsibilidade de temporais e acidentes geológicos, assim como estabelecido o alerta meteorológico para os setores de operações e de engenharia.

Baseados em estudos, foram instaladas na Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) oito estações meteorológicas, nos quilômetros 133,5, 105, 92, 90,5, 89, 40 e no Km 2, além de 10 inclinômetros instalados em encostas, 14 piezômetros tipo corda vibrante, 35 piezômetros tipo Casagrande e 19 medidores de nível d'água. Foram instaladas ainda duas estações pluviométricas no Km 90 e km 92 da rodovia.

Os dados obtidos pelas estações meteorológicas, assim como por informações dos principais centros de previsão do tempo e do sistema de comunicação com a CRT, possibilitam o envio "on line" de boletins atualizados à área técnica e operacional da concessionária, com a análise instantânea sobre as condições climáticas, agilizando a adoção de medidas preventivas, minimizando os impactos na rodovia.

Quando, por exemplo, é emitido o alerta de chuva próxima ao volume crítico pré-estabelecido, máximo de 135mm em 24H ou 55mm em uma hora, equipes do setor de operações são mantidas de prontidão nos extremos da Serra e, caso esses índices críticos sejam atingidos, ou se, segundo o INMET, a chuva intensa tenda a persistir, o trecho é interditado preventivamente para evitar possíveis acidentes. A reabertura do trecho só acontece após duas horas consecutivas com índice de chuva horária abaixo de 5mm e depois de vistoria por técnicos da CRT.

Telas de Contenção

Entre os projetos desenvolvidos pela CRT para fazer frente às ocorrências provocadas pela incidência de fortes chuvas na região da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), alguns são inovadores no setor de rodovias brasileiras como as telas trazidas da Suíça para formarem barreiras dinâmicas em trecho próximo ao Alto do Soberbo. Elas são capazes de conter impactos de pedras de até 10 toneladas e a escolha pelo seu uso foi feita em função da eficácia já comprovada em regiões como os Alpes Suíços.

Terceira Faixa

A Serra, por suas características, é alvo de intervenções por vezes diferenciadas. Em 2010, teve início uma obra que se configura como uma das mais importantes do trecho desde sua construção: a terceira faixa de rolamento em 9,6 quilômetros da Serra, que confere maior agilidade e segurança ao tráfego de veículos na região.

CLIQUE AQUI e confira as obras realizadas pela CRT até Dezembro de 2020.

 

     

 

 

 

 
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