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  • NOTA DE ESCLARECIMENTO: PL-2024/2020
    ISENÇÃO TEMPORÁRIA PROFISSIONAIS SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA

    A CRT esclarece aos usuários da rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que o PL-2054/2020 não se aplica às rodovias federais. Essa Lei trata de isenção de pedágio para profissionais de saúde e segurança, enquanto durar o plano de contingência do novo coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde.

    No entanto, por liberalidade, a CRT irá conceder isenção do pagamento da tarifa de pedágio aos profissionais que estejam no combate à propagação do novo coronavírus e que precisem passar pelas cabines da empresa até o dia 30 de abril de 2020, podendo ser reavaliado.

    A isenção do pagamento da tarifa de pedágio é válida para profissionais de saúde e da segurança pública que estiverem em seus veículos particulares ou a serviço do Poder Público municipal, estadual ou federal.

    Para garantir o benefício é imprescindível, antes da passagem dos veículos pela praça de pedágio, que o órgão público efetue o cadastro junto à Concessionária, por meio de ofício, sendo necessário disponibilizar:
    - Relação de profissionais, cargo/função, nº de registro profissional (Coren, CRM ou correlato);
    - Dados do veículo (placa, cor, modelo);
    - Cópia do CRLV.
    - Adicional e preferencialmente, o número da TAG (etiqueta de passagem eletrônica de pedágio) associada ao veículo.
    Obs.: Esta última forma não é obrigatória, mas será preferível considerando maior agilidade e reduzindo ainda mais o
    contato com os profissionais de arrecadação.

    A documentação deverá ser encaminhada em formato PDF através do e-mail usuario@crt.com.br e a resposta será fornecida por e-mail, no menor prazo possível.

    Magé, 27 de março de 2020.

  • COMBATE AO CORONAVÍRUS:

    PREVINA-SE!

    * LAVE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO COM FREQUÊNCIA OU USE ÁLCOOL GEL 70%.

    * EVITE LEVAR AS MÃOS AOS OLHOS, NARIZ E BOCA.

    * CUBRA A BOCA E NARIZ AO TOSSIR OU ESPIRRAR.

    * LIMPE E DESINFETE OBJETOS E SUPERFÍCIES TOCADAS COM FREQUÊNCIA.

    * NÃO COMPARTILHE OBJETOS DE USO PESSOAL.

    * COLABORE. EVITE SAIR DE CASA.

    * EM CASO DE DÚVIDAS LIGUE PARA 136 - DISQUE SAÚDE.

  • ALÉM DE GUAPIMIRIM E TERESÓPOLIS, PREFEITURA DE MAGÉ TAMBÉM RESTRINGE ACESSOS

    A CRT avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que a prefeitura de Magé iniciou em (22/03) a restrição nos principais acessos da cidade, assim como as prefeituras de Guapimirim e Teresópolis que deram início sábado (21/03). Essa é uma medida preventiva para evitar o aumento de casos suspeitos do COVID-19 (novo coronavirus) e os acessos estarão liberados somente aos moradores da região, profissionais de saúde, forças de segurança, equipes das concessionárias e de logísticas.
    Esta determinação já está sendo implementada e equipes das prefeituras estarão fazendo a fiscalização. Para mais informações recomendamos o acesso aos sites das respectivas prefeituras www.mage.rj.gov.br, www.guapimirim.rj.gov.br e www.teresopolis.rj.gov.br .
    Esclarecemos ainda que as praças de pedágio da CRT, bem como o tráfego de veículos da rodovia, operam com normalidade.

  • TRECHOS DA BR-116/RJ MANTÉM INTERFERÊNCIAS NO TRÁFEGO PARA RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO

    A CRT avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que manterá as interferências no tráfego em trechos da via para serviços de manutenção do pavimento, com a necessidade da implantação de pare e siga e meia pista, entre 7h e 17h, além da necessidade de intervenções em período noturno.
    Os serviços de remendos localizados e aplicação de micro revestimento asfáltico terão continuidade do Km-71 ao Km-89, nos dois sentidos do trecho Teresópolis-Além Paraíba, neste segmento, que tem pista simples, haverá a necessidade da implantação de pare e siga.
    Já os serviços de remendos localizados com aplicação de massa asfáltica (CBUQ), serão feitos do Km-104 (Guapimirim) ao Km-137 (Jardim Anhangá) e, em ambos os sentidos. Nesses locais o tráfego fluirá em meia pista.
    O mesmo será feito do quilômetro 137 (Jardim Anhangá) ao 144 (Entroncamento com a BR-040), com interdição de uma das pistas, só que em horário noturno. Os dias e horários das intervenções noturnas serão previamente comunicados. Essas intervenções prosseguirão até agosto de 2020. Todas obras serão suspensas nos feriados prolongados.
    A Concessionária sugere que os usuários planejem seus deslocamentos com alguma antecedência em função de possíveis retenções. O local estará devidamente sinalizado e equipes da CRT serão mantidas no trecho para orientação dos motoristas. Para outras informações os usuários da BR-116/RJ devem ligar nos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

  • ATENÇÃO CAMINHONEIROS: BAIXE O APLICATIVO INFRABR E TENHA ACESSO À INFORMAÇÕES RELEVANTES

    O InfraBR Caminhoneiro é um aplicativo gratuito do Ministério da Infraestrutura, desenvolvido e mantido pelo Serpro e tem como objetivo oferecer aos usuários uma plataforma de celular de fácil acesso a funcionalidades do dia a dia do caminhoneiro. Esse APP é o principal canal de comunicação entre o Governo Brasileiro e os caminhoneiros de todo o Brasil.
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Mais História

Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ):

 um caminho com longa história

 A história da ligação entre a Capital, Rio de Janeiro, e a cidade serrana de Teresópolis percorreu um longo caminho até os dias de hoje, passando pelo lombo de burros, seguindo em carruagens, servindo de trilha às famílias imperiais, correndo nos trilhos da antiga estrada de ferro, até fazer parte da malha rodoviária federal brasileira. A Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ), como é conhecida atualmente, já foi chamada em alguns de seus trechos por Estrada Imperial ou Estrada Direta.

O ponto de partida para a via foi a Estrada Nova de Minas, em 1704, que encurtava em quatro dias o trajeto entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais. Já o primeiro caminho aberto reconhecidamente como ligação entre o Porto de Piedade, em Magé, na Baixada Fluminense, e o Alto da Boa Vista, atual Soberbo, na cidade de Teresópolis, foi obra realizada pelo comerciante português de origem inglesa, George March, inaugurada em 1826. Antes, a viagem, que durava cerca de um dia e meio, era feita com passagem por trás da Serra dos Cavalos.

Em 1908, foi implantada no trecho a Estrada de Ferro Therezopolis, que seguia do Cais da Piedade, em Magé, até o Soberbo. Quem partia do Rio de Janeiro seguia até o município da Baixada Fluminense em barcas saídas da Praça XV, na região central da Capital. A viagem até Teresópolis incluía a "aventura" da troca de locomotiva para que se transpusesse o terreno íngreme da Serra, e seguisse até a Estação do Alto (atual Praça Higino da Silveira). Dali, para se chegar à Várzea, no centro da cidade serrana, usavam-se charretes ou carretões, normalmente puxados por burros, o marco inicial do transporte público em Teresópolis.

Apesar de ser filho de José Augusto Vieira, construtor da estrada de ferro, Armando Vieira sonhava, em 1932, com a ligação rodoviária para Teresópolis seguindo pela Serra. A ideia foi tomando corpo até a fundação da Sociedade dos Amigos de Teresópolis, que tinha entre seus membros vários empresários, entre eles, Carlos Guinle. Foi este grupo que deu início às obras do primeiro trecho da via, como forma de comprovar junto aos órgãos governamentais que aquela era uma real aspiração dos teresopolitanos.

O grupo conseguiu recursos para abrir o trecho entre o Alto e o Soberbo, num total de dois quilômetros. Em 1948, finalmente, veio a sinalização por parte do governo federal de que estudos seriam feitos para analisar a viabilidade da construção do trecho requerido. E, neste momento, foi fundamental a intervenção do Comandante Heleno Nunes, junto ao Ministro da Viação e Obras Públicas do presidente Juscelino Kubitschek, o almirante Lucio Meira, de quem era oficial de gabinete, para aprovação do projeto e autorização para a obra.

A obra que finalmente ligaria, de forma rápida e direta, Teresópolis ao Rio, com uma via que transpusesse o trecho da Serra dos Órgãos, foi autorizada em 1955, pelo antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), hoje DNIT. O engenheiro Pierre Berman, auxiliado pelo irmão Raul Berman, ficou encarregado de colocar o projeto em prática.

Antes da construção do trecho da serra havia a necessidade de se acessar a cidade de Petrópolis e a partir da ligação por Itaipava para chegar a Teresópolis, numa viagem que durava cerca de 3h30.

A Rio-Teresópolis foi incluída como BR-4 no Plano Rodoviário Nacional, passando pela Baixada Fluminense, depois por Teresópolis, seguindo até São José do Além Paraíba e, dali, para o Norte do país, num trajeto que corresponde à atual Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ). O trecho da Serra da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) foi inaugurado a 1º de agosto de 1959, em grande festa que contou com a presença do presidente Juscelino Kubstichek.

Também sob a administração do DNER, além do atual traçado da Serra (1956/1959), foram construídos o trecho Teresópolis-Além Paraíba (1958/1974) e duplicado o trecho entre Duque de Caxias e o início da Serra (1973 /1981).

Em agosto de 1995, a Construtora OAS venceu a concorrência do DNER para a administração da rodovia e convidou as empresas Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A e EIT-Empresa Industrial Técnica S/A para formar a CRT - Concessionária Rio-Teresópolis S/A que, desde 22 de março de 1996, administra a via.

Em 1998, com dois anos de concessão, a CRT foi a primeira concessionária de rodovias federais da América Latina a receber o Certificado ISO 9002 para todos os setores da empresa. No ano seguinte, 1999, a concessionária recebeu o reconhecimento internacional com o prêmio Toll Inovation Awards pelo projeto "Cowboys do Asfalto", criado em apoio às ações da Polícia Rodoviária Federal.

O maior prêmio para a CRT tem sido os resultados do IBOPE, que, nos últimos 5 anos, mostraram um índice de aprovação superior a 88%, trazendo a certeza da excelência dos serviços oferecidos aos usuários.

Fonte: Boletim CRT Boa Viagem/ Folheto OAS/DVD A História da Estrada Direta- Rodovia Rio-Teresópolis (Br-116/RJ)

 

 

 
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